Normas de descrição

From ICA-AtoM
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Please note that ICA-AtoM is no longer actively supported by Artefactual Systems.
Visit https://www.accesstomemory.org for information about AtoM, the currently supported version.


Página principal > (UM) Manual do usuário > UM-1 Visão geral do sistema > UM-1.4 Normas de descrição suportadas


ICA-AtoM is built around the ICA's descriptive standards

Enquanto o ICA-Atom foi projetado em torno das ICA's international descriptive standards (ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDIAH), destina-se a ser flexível o suficiente para acomodar outras práticas baseadas em outras normas de descrição (nacionais ou internacionais).


Suporte

"Suporte" significa que os usuários de outras normas devem ser capazes de utilizar o ICA-Atom para produzirem resultados que são compatíveis com outros padrões. Isso inclui a capacidade de:

  • Entrar com dados em campos que representem todos os elementos requeridos pela outra norma
  • Interagir com (visualizar, editar, pesquisar) dados em formas estruturadas e rotuladas, de acordo com os termos da outra norma
  • Saída de (imprimir, exportar) dados em formatos compatíveis com outra norma


Princípios de concepção

Para implementar suporte para outras normas:

  • Mapeia dos elementos de descrição da norma de destino para o padrão ICA relacionado e - via esta faixa de metadados - a arquitetura do banco de dados no ICA-AtoM/Qubit
  • Utiliza campos existentes no ICA-Atom onde a faixa de metadados estabelece uma relação direta entre os elementos de descrição do ICA e das normas de destino
  • Cria "campos personalizados" para todos os outros elementos descritivos da norma de destino, utilizando a tabela do banco de dados de propriedade do ICA-Atom (onde "tipo" o nome do elemento e "valor" os dados em si)
  • Cria métodos adicionais de php para gerencial os dados, conforme necessário
  • Adiciona modelos de interface de usuário (visualizar e editar telas), utilizando divisões de página e rótulos baseados na estrutura e na terminologia da norma de destino

Suporte adicional para uma outra norma requer uma [Glossary/pt#Desenvolvedor de sistema|desenvolvedor de sistema]] de trabalho sobre o código de software subjacente. Uma vez que o suporte tenha sido adicionado, no entando, o ICA-Atom fornece uma interface que permite ao administrador de sistema selecionar facilmente suas normas preferidas e alternar entre várias possíveis.


Outras (não ICA) normas atualmente suportadas

Usuários de outras normas de descrição devem estar cìentes de que o manual é geralmente baseado nas normas do ICA, por seus exemplos e suas telas capturadas. Seções de normas específicas são descritas a seguir.


Rules for Archival Description (RAD)

Canadian Rules for Archival Description


Dublin Core Metadata Element Set, Versão 1.1


Metadata Object Description Schema (MODS)